O que é Psicanálise ? A psicanálise funciona ?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.

Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.

Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.

Teoria da Psicanálise

Em suma, o estudo de Freud representa a chamada “teoria geral da personalidade”, que consiste num método de psicoterapia. Para que haja o correto entendimento dos processos mentais a partir da ótica da psicanálise, é necessário distinguir os três níveis de consciência do ser humano:

Consciente: é o estado em que sabemos (temos consciência) daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos. São todas as ideias que os indivíduos estão cientes de existir / pensar.

Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas. Os pensamentos que se encontram neste estado, por exemplo, podem ser percebidos a partir dos sonhos.

Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.

Assim, a partir da observação, o psicanalista consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e neuroses.

Este artigo foi escrito por:

Picture of Nayara Lopes

Nayara Lopes

Prazer, sou Nayara Lopes. especialista em Psicanálise, Neuropsicanalise, Avaliação Psicológica e Neurociências pela UNIFESP – Univerdade Federal de São Paulo. Ministro palestras para empresas e escolas e já ministrei curso de formação para professores do meu estado – Paraná.

Ler todos os artigos
Picture of Nayara Lopes

Nayara Lopes

Prazer, sou Nayara Lopes. especialista em Psicanálise, Neuropsicanalise, Avaliação Psicológica e Neurociências pela UNIFESP – Univerdade Federal de São Paulo. Ministro palestras para empresas e escolas e já ministrei curso de formação para professores do meu estado – Paraná.

Ler todos os artigos

Psicóloga Nayara Lopes – CRP 08/22787 Rua Pedro Poleto, 16 – Jardim Maia, Campo Mourão – PR CEP: 87301-270 Proibida a Reprodução Total ou Parcial deste Site.

© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.